ASSOCIAÇÃO DOS JOALHEIROS E RELOJOEIROS DO NOROESTE PAULISTA

A Empresa

Fundada em 1981 a AJORESP – ASSOCIAÇÃO DOS JOALHEIROS E RELOJOEIROS DO NOROESTE PAULISTA surgiu da necessidade de criar um grupo capaz de discutir o setor de Jóias e afins de São José do Rio Preto e Região.
A Associação tem como finalidade promover o congraçamento da classe dos joalheiros e relojoeiros de São José do Rio Preto, defendendo seus interesses, bem como o seu exercício profissional.

Desde sua fundação a AJORESP procura oferecer aos seus associados um trabalho voltado para o reconhecimento do setor de Jóias de São José do Rio Preto e Região.
Atualmente sua diretoria liderada pelo empresário José Aparecido Pinto, continua a trabalhar pelo fortalecimento do setor direcionando suas ações de acordo com as necessidades e aspirações dos empresários do segmento.
Ao longo destes anos projetou e realizou diversas Feiras do Pólo Regional de Jóias colocando os principais expositores locais em contato com os mais diversos compradores do mundo.

Realizou viagens de aproximação para países europeus como a ITÁLIA afim de divulgar o Pólo regional e trazer novos parceiros para seus associados.

Com um espírito empreendedor desenvolveu parcerias com as principais entidades industriais e comerciais do país entre elas: FIESP, CIESP, SENAI, SEBRAE, SENAC, IBGM, SINDIJÓIAS e com o Núcleo de Design de Rio Preto.

Graças a este dinamismo em 2003, a Ajoresp foi escolhida pelo SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA para ser parceira, juntamente com o SEBRAE, no projeto de desenvolvimento do CONCURSO NACIONAL DE DESIGN que contou com a participação de mais de uma centena de profissionais de Design de todo o Brasil, para a criação da COROA DO CENTENÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA – PADROEIRA DO BRASIL.

Esta parceria ainda rendeu a São José do Rio Preto, a possibilidade de ser a cidade escolhida para confeccionar a peça vencedora e se tornar o símbolo de uma das mais importantes imagens da fé do povo brasileiro.

Com o foco voltado ao desenvolvimento, em set/2004 a AJORESP adquiriu um imóvel em São José do Rio Preto, que será a sede da Associação. O imóvel está sendo reformado para dar total suporte aos empresários e profissionais do setor joalheiro.

Mesmo com todos os esforços e cursos de capacitação promovidos pela AJORESP, SEBRAE e FIESP (através do projeto APL), a profissionalização do setor depende ainda do respaldo e abertura de cursos específicos para suprir a demanda de profissionais voltados para a área de ourivesaria. Em sua visita a São José do Rio Preto, o presidente da FIESP, Sr. Paulo Skaf disponibilizou R$ 3,5 mil para compra de equipamentos e a viabilização do laboratório para os cursos de ourives, cravador e relojoeiro, e R$ 700 mil para a ampliação e construção do espaço a ser realizado os cursos.

Através de um projeto de Lei do vereador Jorge Menezes, foi instituído o Dia do Joalheiro – Municipal com seção solene na Câmara Municipal todo dia 31 de agosto de cada ano, data que é também a fundação da Ajoresp.

Dentro desta visão empreendedora é que a AJORESP trabalha continuamente para desenvolver e fortalecer cada vez mais o setor de Jóias de São José do Rio Preto.