Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos

A Empresa

IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, com sede em Brasília, e sub-sede em São Paulo, que representa toda a cadeia produtiva do Setor de Gemas e Jóias. O Instituto tem como estrutura básica os Conselhos de Administração e Fiscal, composto por empresários, e uma Diretoria Executiva profissional.
O IBGM é, ainda, o representante do Brasil na CIBJO - Confederação Internacional da Bijuteria, Joalheria, Ourivesaria, Diamante, Pérolas e Pedras, com sede atualmente na Itália, sócio da ICA - Associação Internacional de Pedras Coradas, com sede em Nova Iorque, e fundador da ALAJOYAS Federação Latino Americana de Gemas, Metais Preciosos, Jóias e Afins, tendo exercido a sua primeira presidência.

Ele funciona como uma verdadeira Confederação, já que são associadas ao IBGM 21 entidades de classe estaduais e nacionais, ligadas à indústria e ao comércio de pedras preciosas, jóias, bijuterias, metais preciosos e afins. Além das associações, atualmente são sócias do IBGM 41 das mais representativas empresas dos diversos segmentos que compõem a Cadeia Produtiva (mineração, lapidação, produtos industriais de metais preciosos, joalheria de ouro, folheados e bijuterias). Elas se localizam nos principais pólos de produção/comercialização, ou seja: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Amazonas.