http://www.facebook.com/ramojoalheiro http://br.linkedin.com/in/ramojoalheiro Google + Youtube Pinterest Skype RSS Acesso Vip Contato Webmail
http://www.facebook.com/ramojoalheiro Pinterest
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Artigos e Notícias /

Desfile marca lançamento da terceira coleção de acessórios de moda do Espaço São José Liberto



[Direto da Redação]

 

O lançamento da nova coleção de acessórios de moda e manualidades 2013 do Espaço São José Liberto, Expedição em Si, ocorrido na noite da última sexta-feira (20/09) mostrou de forma original os produtos gerados e comercializados pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, trabalho que tem conquistado reconhecimento dentro e fora do Estado.

 

Com direção artística dos designeres e professores do Curso de Moda da Universidade da Amazônia, Fernando Hage e Yorrana Maia, o evento foi organizado pelo Espaço São José Liberto, com apoio da Unama.


Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e gerenciado pela organização social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), o São José Liberto também realizará, de 24 de setembro a 15 de outubro, uma exposição com vendas de produtos. Com o mesmo tema do desfile e da exposição, será lançado um catálogo virtual para incentivar novos negócios com as peças da nova coleção e suas segmentações.

 

A coleção Expedição em Si resultou de um workshop promovido pelo espaço no primeiro semestre deste ano, sob a coordenação de Yorrana e Fernando. Os designeres participantes, que fazem parte do Programa Polo Joalheiro, foram estimulados a buscar inspiração nas suas experiências de vida para criar braceletes, colares, anéis, brincos, bolsas, pulseiras, bolsas e fivelas, peças artesanais exclusivas, com o diferencial da utilização de matéria prima regional, como chifres, gemas minerais e madeira.

 

A partir de referências pessoais marcantes, como situações, objetos e sensações, a exemplo de como acontecia no período das Grandes Navegações, quando os navegantes guardavam suas impressões das viagens em espaços especiais, foram criadas peças como as bolsas Colossus e Pilates, assinadas pela designer Rosa Castro. Segundo ela, a inspiração veio da festividade do Círio de Nazaré, mais especificamente da corda, um dos ícones da celebração. Em madeira, couro, madrepérola e outros materiais ela mostrou a fé e a força com que os homens conduzem a corda que protege a berlinda que leva a imagem da padroeira dos paraenses.

 

Marajoara, o colar que abriu o desfile, foi criado pelo designer Ivam Pereira. A peça teve inspiração na geometria característica do grafismo da arte marajoara, referência marcante para o profissional, que utilizou madeira, metal nobre prata e quartzo rosa. Já o colar Gotas de Chuva, assinado pela designer Selma Montenegro, teve inspiração na conhecida chuva da tarde da capital paraense. A minha peça foi inspirada na figura geométrica e nas lembranças das chuvas 'gotantes' das tardes de Belém. Portugal, terra natal da Celeste Heitmann, foi a inspiração para as bolsas criadas que utilizam coador de café reciclado e estampas de azulejos portugueses em sua confecção.

 

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro, falou que o lançamento da coleção é uma ação de economia criativa desenvolvida pelo programa no campo das criações funcionais design e moda. Para comunicar a diversidade da nossa cultura precisamos do design de produtos e processos, enfatizou.

 

Desde a concepção das coleções, ressaltou Rosa, são instigados processos de criação, produção, circulação e vendas. Sob esta ótica programamos o workshop de geração de produtos, onde incentivamos a utilização da cadeia produtiva de joias para a produção da coleção de moda. Todo este esforço caminha no sentido de dar visibilidade ao autor, ao empreendimento e ao empreendedor criativo, demonstrando ao consumidor as especificidades e a qualidade dos produtos comercializados pelo programa e Espaço São José Liberto.

 

David Leal, titular da Seicom, também prestigiou o lançamento da coleção. Estou satisfeito com a evolução que tenho percebido em eventos de moda como esse, onde a gente vê o amadurecimento do trabalho dos designeres e demais profissionais do Programa Polo Joalheiro. A Rosa tem desenvolvido um ótimo trabalho e nós pretendemos interiorizar e ampliar essas  atividades em Parauapebas e Itaituba (sudoeste paraense), polos referência em mineração no Estado.

 

O público vislumbrou o resultado dessas viagens criativas que resultaram em peças que compõem uma cartografia dos relatos íntimos e dos objetos afetivos do acervo dos designeres. Os estudantes do Curso de Moda da universidade compareceram e falaram sobre a nova coleção do Polo. O que chamou a atenção do aluno Gabriel Freire Silva foram as gemas minerais utilizadas em algumas peças: A minha avaliação da coleção é muito com base nas pedras: ametistas e quartzos. A escolha teve tudo a ver porque elas caracterizam nossa região e o Brasil, observou.

 

Esta é a terceira coleção de acessórios de moda e manualidades do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, que lançou, em 2011, a coleção Manualidades: Lapidando Tendências e, em 2012, Manualidades e Design - Rio+20.

 

Serviço:

A exposição Expedição em Si

Data: (24/09 a 15/10)

Local: área expositiva da Casa do Artesão do Espaço São José Liberto.

Horários: de terça a sábado, das 09 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h.

Valor: Entrada gratuita

Contatos: Luanna Alysse, gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Espaço São José Liberto

Telefones: (91) 3344-3557 e 3344-3518.

 



CREDITOS:

Licença de Uso

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License.


COMENTE COM O FACEBOOK



Deixe Seu recado


Nome:

Campo obrigatório

Email:

Campo obrigatório

Comentário:

Campo obrigatório

Campo obrigatórioDigite os números da imagem ao lado

 

  



Veja Também


Você já pensou em revender semi joias?
| Oportunidade de revenda de semijoias como atividade de renda extra para você