http://www.facebook.com/ramojoalheiro http://br.linkedin.com/in/ramojoalheiro Google + Youtube Pinterest Skype RSS Acesso Vip Contato Webmail
http://www.facebook.com/ramojoalheiro Pinterest
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Artigos e Notícias /

Egípcios confeccionavam joias com meteoritos de mais de 5 mil anos



[Direto da Redação]

 

Uma descoberta feita por arqueólogos do University College London promete render mais admiração à civilização egípcia, que habitou a Terra entre os anos de 4.500 a.C. e 641 d.C.


Nove contas de um colar do Antigo Egipto teriam sido feitas com material vindo do espaço, possivelmente, de fragmentos de um meteorito caído na superfície terrestre há mais de 5.000 anos, segundo um estudo publicado no Journal of Archaeological Science.

 

Até então, os cientistas acreditavam que as peças encontradas bastante deterioradas numa escavação no Egipto em 1911 seriam de minério de ferro.

O facto de o colar trazer, originalmente, as contas dispostas ao lado de pedras preciosas e ouro indica que os fragmentos espaciais tinham grande valor para os donos das jóias e para os artesãos.


Thilo Rehren, que coordenou a pesquisa, aponta que a técnica empregada na elaboração do colar difere totalmente da de outros itens encontrados no mesmo sítio arqueológico.


O formato de fina espessura das contas foi obtido através de cuidadosos golpes de martelo e não através de técnicas que, hoje sabemos, eram tradicionais entre esse povo, ressaltou ele.


Empolgou-nos muito, também, analisar a composição das contas, evidenciando um avançado conhecimento dos artesãos no trabalho desse raro material.


Para o novo estudo, os investigadores resgataram o material para submetê-lo a análises com raio-X, revelando que as contas eram compostas de ferro meteórico, com grande concentração de níquel, cobalto, fósforo e germânio (que é encontrado apenas em pequenas quantidades nos derivados de ferro).


A grande descoberta da pesquisa foi demonstrar, pela primeira vez, que há traços de materiais como cobalto e germânio nas contas, e em níveis que só ocorrem em material vindo do espaço, de meteoros rochosos, destacou o professor.


Além de descobrir que o colar foi elaborado com material vindo do espaço, o estudo também aponta que o trabalho com ferro meteórico deu aos egípcios a base para dominar a técnica do ferro fundido, surgida 2.000 anos mais tarde.


Esse conhecimento teria sido crucial para a posterior produção de ferro a partir de minério de ferro, substituindo o uso de cobre e bronze como os principais materiais usados até então.



CREDITOS:

Licença de Uso

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License.


COMENTE COM O FACEBOOK



Deixe Seu recado


Nome:

Campo obrigatório

Email:

Campo obrigatório

Comentário:

Campo obrigatório

Campo obrigatórioDigite os números da imagem ao lado

 

  



Veja Também


Você já pensou em revender semi joias?
| Oportunidade de revenda de semijoias como atividade de renda extra para você