http://www.facebook.com/ramojoalheiro http://br.linkedin.com/in/ramojoalheiro Google + Youtube Pinterest Skype RSS Acesso Vip Contato Webmail
http://www.facebook.com/ramojoalheiro Pinterest
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Artigos e Notícias /

Polo Joalheiro e Unama lançam coleção de acessórios de moda e manualidades



[Direto da Redação]


Expedição em Si é o tema do desfile da coleção de acessórios de moda e manualidades 2013/2014, do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, que será lançada no próximo dia 20 de setembro, às 19h30, no Coliseu das Artes, espaço cultural da instituição. A nova coleção reúne cerca de 40 peças, que também poderão ser vistas no período de 24 de setembro a 15 de outubro, na área de exposição da Casa do Artesão.

A ação é resultado do Workshop de Geração de Produtos de Acessórios de Moda - Criação de Projetos, realizado em maio deste ano, no auditório do São José Liberto. O workshop qualificou mais de 20 profissionais, entre designers e produtores do Polo, em uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com o curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama).

O desfile e a exposição têm a direção artística de Yorrana Maia, especialista em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina/SP, mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura, e professora da Unama, e de Fernando Hage, mestre em Moda, Cultura e Arte, pelo Centro Universitário Senac/SP, e professor da Unama. Eles também foram os responsáveis pelo workshop.

Criação - Segundo os coordenadores, o processo de criação da coleção foi empolgante - um mergulho exploratório e sensível pelo universo particular dos designers participantes -, o que inspirou a temática da exposição e do desfile.

Com este olhar, objetos do cotidiano transformaram-se em acessórios de moda contemporâneos. A elaboração das peças faz referência aos exploradores do período das Grandes Navegações com seus gabinetes de curiosidades - espaços onde eram guardados os mais variados materiais orgânicos e artefatos coletados nas viagens.

Para chegar a esse resultado, Fernando Hage contou que o trabalho do workshop foi baseado em uma metodologia de criativação, empregada para o desenvolvimento de produtos de moda. Durante o processo, designers e produtores coletaram objetos pessoais que remetessem ao estilo, identidade ou história de cada um, para chegar a um conceito para a coleção. A partir da seleção dos objetos, os desenhos começaram a ser trabalhados.

Todos levaram os artefatos solicitados e, desses objetos, foram extraídos elementos, formas, cores, volumes e texturas, explicou o designer. O trabalho também utilizou colagem e recortes que tivessem relação estreita com os ambientes pessoais de cada participante.

Nas peças selecionadas para a exposição e para o desfile, as imagens concebidas durante o workshop podem ser vistas nos componentes que utilizam diversas matérias primas, como prata, fibras, madeiras certificadas, ossos e chifre de búfalo.

Riqueza - As peças produzidas para a coleção caracterizam-se pela riqueza de elementos encontrados na região amazônica. São braceletes, colares, anéis, brincos, bolsas, pulseiras e fivelas, em tons e materiais variados, que traduzem formas e misturas próprias de Belém e tendências da moda contemporânea.

Para os participantes da Expedição em Si foi uma oportunidade de explorar, reconhecer e transformar em produto seus continentes pessoais, em uma viagem que envolveu técnicas, materiais e o estilo de cada um.

Para a designer Bárbara Müller, a memória olfativa do passado, representada pelos cheiros dos cremes de beleza, foi um dos pontos de destaque da pesquisa, que incluiu lenços antigos, cheiros, muita textura e tecnologia. Ela destacou a importância da iniciativa e da metodologia. Desperta sensações que nem a gente sabia que tinha. Isso acaba instigando sentimentos que a gente sabe que estão ali, mas não sabe como fazer fluir, declarou.

Esta é a terceira coleção de acessórios de moda e manualidades do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, que lançou, em 2011, a coleção Manualidades: Lapidando Tendências e, em 2012, Manualidades e Design - Rio+20.

Serviço: 
Desfile e exposição Expedição em Si, de acessórios de moda criados por designers do Polo Joalheiro do Pará. O desfile está marcado para o dia 20 de setembro, às 19h30, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, e a exposição será aberta às 18 h do dia 24 de setembro, na Casa do Artesão, onde permanecerá até 15 de outubro, nos horários de funcionamento do São José Liberto: de terça a sábado, das 09 às 19 h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18 h. Entrada gratuita.


CREDITOS:

Licença de Uso

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License.


COMENTE COM O FACEBOOK



Deixe Seu recado


Nome:

Campo obrigatório

Email:

Campo obrigatório

Comentário:

Campo obrigatório

Campo obrigatórioDigite os números da imagem ao lado

 

  



Veja Também


Você já pensou em revender semi joias?
| Oportunidade de revenda de semijoias como atividade de renda extra para você