http://www.facebook.com/ramojoalheiro http://br.linkedin.com/in/ramojoalheiro Google + Youtube Pinterest Skype RSS Acesso Vip Contato Webmail
http://www.facebook.com/ramojoalheiro Pinterest
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Entrevistas /

Designer cearense radicada na Espanha dá show no Dragão Fashion



Durante a última edição do Dragão Fashion Brasil, que ocorreu duas semanas atrás no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tive a sorte de conhecer Eliana Alcântara, jovem cearense, designer de joias lindas, contemporâneas e radicada na Espanha. Especializada pela Central Saint Martins, University of the Arts London e Escola Massana Centro de Arte e Design em Barcelona, e com base acadêmica em arquitetura a designer, ela tem um estilo único pelo qual me apaixonei logo de cara. Para o evento, apresentou a sua quarta coleção, a Constellations, que busca na beleza dos pontos de luz das constelações do Sistema Solar significados e inspirações. A Figurinha bateu un papo designer, além de imagens das nossas joias favoritas da coleção.
 
1. Apesar de ter feito faculdade de Arquitetura, mas nunca ter atuado na área, dá para perceber que suas joias têm tudo a ver com as formas arquitetônicas. Como foi que a paixão pelas formas geométricas se tornaram joias?

Eliana: O que marcou esta mudança de direções foi uma pedra de Rubi em forma bruta que minha bisavó me presenteou. Fiquei tão encantada com aquele mineral e com a delicadeza de como ela me foi presenteada que, por estar em forma bruta, senti a necessidade de trabalhar para transformá-la em uma joia. E assim comecei a trabalhar a minha curiosidade em cursos de joalheria no Rio de Janeiro e, posteriormente, a vida acadêmica, com graduação e pós-graduação em Barcelona e Londres. 

2. Você fez algum curso especial ou começou mesmo na marra e foi se especializando com o tempo?

Eliana: No início realizei cursos de técnicas básicas de joalheria com o ourives Abner Salustiano, no Rio de Janeiro. Já morando na Espanha, fiz especialização em Joalheria Artística e Novas Tecnologias na Escola Massana de Arte e Design e, posteriormente, fiz especialização na Central Saint Martins, em Londres. 

3. Porque você escolheu Barcelona?

Eliana: Inicialmente a escolha por Barcelona foi pela arquitetura, que é a minha base acadêmica. No ano de 2007 fiz meu primeiro intercâmbio e, ao longo dele, descobri todas as oportunidades de aprendizado no campo da joalheria clássica e contemporânea, busquei cursos na área, me formei e me estabeleci como designer de joias. Gosto de Barcelona por que é uma cidade multicultural que, ao mesmo tempo, possui uma identidade e orgulho catalão fortíssimo. 

4. Como se dá seu processo criativo? Como foi que você chegou na ideia para trabalhar nas constelações?

Eliana: Penso que a mente do designer deve ser nômade, no sentido de não enxergar barreiras e buscar soluções onde quer que elas estejam. E o homem nômade se guiava pelas linhas imaginárias formadas pelas constelações, linhas guias que também os ajudavam a percorrer o caminho de volta, com o objetivo de recarregar energias. E isto representa minha vida e meu momento profissional, pois moro em Barcelona há oito anos e regresso a Fortaleza para apresentar a coleção “Constellations”, que foi criada especialmente para ser apresentada no Dragão Fashion Brasil 2014. 

5. Qual sua constelação favorita? Porque?

Eliana: A constelação Phoenix. Além da forma que representa a ave Fênix, que como simbologia significa renascer das cinzas e isto, para mim, representa a renovação pessoal e profissional, o desenvolvimento de algo novo. Além disso, mitologicamente tem sido um símbolo do renascimento físico e espiritual, da purificação e da imortalidade. Partindo das linhas que formam a constelação Phoenix, desenhei uma peça que faz referência a forma de um diamante, que transmite poder, força e elegância. 

6. Se você fosse comprar sua primeira joia, como cliente, qual constelação escolheria?

Eliana: Como designer e criadora da coleção esta pergunta é muito difícil. É como você perguntar a uma mãe qual é o filho favorito. Mas tenho um carinho especial pela peça que fechou o desfile do DFB’14, a constelação ARA, com ela trabalhei pela primeira vez o conceito de “body jewell”.
 
Serviço 
site: www.elianaalcantara.com 
instagram: @elianalcantara


CREDITOS: Carol Gauche

Licença de Uso

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License.


COMENTE COM O FACEBOOK



Deixe Seu recado


Nome:

Campo obrigatório

Email:

Campo obrigatório

Comentário:

Campo obrigatório

Campo obrigatórioDigite os números da imagem ao lado

 

  



Veja Também