http://www.facebook.com/ramojoalheiro http://br.linkedin.com/in/ramojoalheiro Google + Youtube Pinterest Skype RSS Acesso Vip Contato Webmail
http://www.facebook.com/ramojoalheiro Pinterest
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Entrevistas /

Dicas e revelações do gemólogo Wander Matuk



O que define ou diferencia um quilate?

Wander Matuk (WM): Um quilate ou 100 pontos é um diamante já bastante raro de se encontrar na atualidade, principalmente em função de sua pureza e simetria.

 

A lapidação influi até que ponto?

WM: É sem dúvida o mais importante fator de classificação dos 4 C's, o cut (outros fatores são color, clarity e carat weight). Quanto mais precisa a simetria e lapidação, maior será a dispersão da luz (lustre, flash e fogo), e o diamante, mesmo que seja de uma classificação mais inferior, terá muito mais brilho e vida.

 

As maiores reservas de diamantes do mundo?

WM: Atualmente, África (Botswana e África do Sul), Rússia, Índia, Canadá e Austrália. Têm se ouvido falar que na região de Roraima, precisamente na reserva dos índios Cinta Larga, há a maior reserva aluvional de diamantes de todo o planeta na atualidade. Mais recentemente a FUNAI leiloou, juntamente à Caixa Econômica Federal, U$98 milhões provenientes desta região, onde puríssimos diamantes afloram nos riachos e rios.

 

Todos os joalheiros do planeta dependem de apenas duas empresas?

WM: Uma grande e poderosíssima empresa internacional controla todo o mercado mundial de diamante na atualidade, a De Beers. Ela detém o controle da compra e venda dos diamantes monopolizando seu preço de mercado e consequentemente influenciando o comércio das joias de diamantes. A De Beers e mais recentemente a Rio Tinto, esta em menor escala, compram e vendem cerca de 80% de toda a produção de diamantes do planeta.

 

Quais as principais lapidações?

WM: Primeiramente defina-se os termos diamante e brilhante. Diamante é a pedra em si, encontrada em estado bruto na natureza. Brilhante é um tipo de lapidação redonda feita no diamante, compreendendo 58 facetas. Existem diversos outros tipos de lapidações, a Fancy, Princess, ou quadrada Baguete, Esmeralda, Trapézio, Cushion, Triângulo, Coração, Estrela, Gota e muitas outras. A técnica de lapidação a laser tem evoluído muito nos últimos cinco anos, permitindo aos profissionais da lapidação a criação de diversos outros formatos de lapidações bastante arrojadas.



CREDITOS:

Licença de Uso

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License.


COMENTE COM O FACEBOOK



Deixe Seu recado


Nome:

Campo obrigatório

Email:

Campo obrigatório

Comentário:

Campo obrigatório

Campo obrigatórioDigite os números da imagem ao lado

 

  



Veja Também